Pergunta: (Última edição: sexta-feira, 8 de março de 2024 às 15:21)Computador: O colégio é intermediário na compra à Lenovo? | ||
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Resposta: O colégio não será intermediário ou terá outra qualquer participação no processo de compra do computador. Caso as famílias decidam comprar um equipamento igual ao dos docentes, conforme proposta que partilhamos abaixo, caberá aos pais o contato com a empresa. O processo de compra será feito pela empresa sugerida pela Lenovo Portugal e o suporte será dado pela Lenovo. As famílias devem contactar a empresa para qualquer esclarecimento ou dúvida. | ||
Pergunta: (Última edição: quarta-feira, 20 de março de 2024 às 11:34)Computador: O colégio fornece o equipamento? | ||
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Resposta: Não, nesta nova dinâmica de ensino/aprendizagem, cada aluno far-se-á acompanhar por um computador para as aulas, no sistema Bring Your Own Personal Computer (BYOPC) ou Bring Your Own Device (BYOD). Os computadores que os alunos trarão para as aulas poderão ser os que já possuem em casa desde que cumpram determinadas especificações técnicas que disponibilizamos aqui:
Esta opção BYOPC procura atender da melhor forma possível às circunstâncias económicas atuais, não exigindo às famílias esforços acrescidos na aquisição de novos ou dispendiosos equipamentos. | ||
Pergunta: (Última edição: sexta-feira, 8 de março de 2024 às 13:59)Computador: Posso carregar no colégio? | ||
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Resposta: As normas estabelecem que os computadores devem vir carregados de casa, com duração até 12h. Situações excecionais, terão um tratamento excecional. Todavia, a autonomia deve ir ao encontro das necessidades de um dia de aulas. | ||
Pergunta: (Última edição: quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024 às 23:25)Ecrã: Tamanho mínimo? | ||
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Resposta: O colégio propõe um equipamento com tamanho mínimo de 14". É uma boa referência, que vai ao encontro das orientações do Ministério da Educação para a realização de Provas/Exames online. No entanto alguns alunos estão confortáveis a trabalhar com ecrãs a partir de 13". Já depende do conforto de cada utilizador. Sublinha-se que os alunos irão fazer trabalhos, responder a testes através do computador. É importante um ecrã em que consiga ver a questão e responder sem perder o foco. | ||
Pergunta: (Última edição: quarta-feira, 20 de março de 2024 às 11:46)Exames | Provas: O equipamento proposto responde às necessidades? | ||
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Resposta: Sim, o equipamento proposto vai de encontro às orientações disponibilizadas pelo Ministério da Educação para a realização de exames/provas em formato digital. | ||
Pergunta: (Última edição: segunda-feira, 24 de janeiro de 2022 às 00:32)Google Suite for Education, que serviço é este? | ||
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Resposta: Trata-se de um serviço disponibilizado pela Google para as escolas, que oferece um conjunto vasto de aplicações como o e-mail, calendário, ferramentas de escritório ou vídeoconferência. O colégio tira partido deste serviço desde junho de 2009. Poderá encontrar informação atualizada sobre este serviço no seguinte endereço: | ||
Pergunta: (Última edição: quarta-feira, 20 de março de 2024 às 11:40)Manual Escolar: É obrigatório o formato digital? | ||
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Resposta: Sim, é obrigatória a utilização do manual digital. Em breve daremos a conhecer como decorrerá este processo de aquisição das licenças. Porém, caso o encarregado de educação assim o entenda, o aluno pode usar manuais escolares físicos em simultâneo com os digitais. No entanto, os manuais em papel não serão uma alternativa para a utilização em sala de aula já que todas as dinâmicas pedagógicas passarão a ser pensadas para a utilização dos manuais em formato digital, sendo que o computador passará a ser material obrigatório de utilização diária. O Colégio assegurará aos alunos toda a informação necessária para uma carreta e profícua utilização dos manuais digitais. | ||
Pergunta: (Última edição: quarta-feira, 22 de abril de 2020 às 11:05)Não recebo e-mail do Colégio?! | ||
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Resposta: Temos sido contactados por alguns Encarregados de Educação com este problema. Verificado que o endereço está correto, a experiência diz-nos que na maioria dos casos esta situação deve-se ao encaminhamento da mensagem para a pasta de Correio Publicitário (também conhecido por SPAM, JUNK, Correio não solicitado, etc). Esta condicionante aliada à utilização de computador pessoal, tablet ou smartphone para gerir a caixa de correio leva a que estas mensagens não estejam acessíveis, porque normalmente as aplicações não sincronizam estas mensagens automaticamente. Apesar de termos mecanismos de alerta sobre o registo do domínio “CSCM-LX.PT” nas blacklists de SPAM e procedermos à regularização da situação quando isso ocorre, não temos meios de evitar que todo o correio seja considerado válido.
A solução para esta situação passa por:
A configuração da conta de correio eletrónico depende do fornecedor
do serviço. A solução mais eficaz passa pelo seu acesso direto, através
do browser (Google Chrome, Firefox, Internet Explorer,…). Apresentamos abaixo o modo de configurar alguns dos servidores mais comuns:
Em caso de duvida contacte-nos através do endereço informatica@[domínio]. | ||
Pergunta: (Última edição: sexta-feira, 1 de maio de 2020 às 08:58)Não tenho acesso às disciplinas do meu educando no Portal? | ||
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Resposta: Foi definido desde o início da utilização da plataforma que os Pais/EE só têm acesso às disciplinas dos alunos no 1.º CEB. Esta exceção ocorre porque os alunos ainda têm pouca autonomia. Do 2.º CEB em diante os Pais/EE, enquanto utilizadores da plataforma, têm acesso ao seguinte:
Esta restrição do acesso às disciplinas curriculares, como Português, Matemática ou Ciências Naturais, decorre naturalmente de um incremento da responsabilidade do aluno ao longo do seu percurso académico. Os Pais/EE continuaram a ter acesso através do acompanhamento do trabalho realizado pelos seus educandos. | ||
Pergunta: (Última edição: quinta-feira, 16 de abril de 2020 às 18:15)O que é um plugin? | ||
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Resposta: Um plugin é uma peça de software desenvolvida para acrescentar funcionalidade a uma aplicação. É muito comum que aplicações desenhadas para uma uma utilização generalizada, como o Moodle ou os browsers Google Chrome ou Mozilla Firefox tenham associados várias destas peças de software. Trata-se de uma forma simples de adequar estas aplicações às necessidade de cada organização ou utilizador. É necessário ter muito cuidado na escolha dos plugins a instalar nas nossas aplicações. Deve-se verificar a credibilidade da entidade associada ao plugin e o que se diz na Internet sobre o este software. Não são raros os caso de roubo de dados pessoais por plugins aparentemente inofensivos. Em caso de dúvida o que fazer?
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