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  TODOS

A

Pergunta:

Aula Digital: Não haverá escrita manual, no papel?

(Última edição: quarta-feira, 20 de março de 2024 às 11:43)
Resposta:

Apesar desta digitalização dos manuais e de toda uma nova forma de pensar as dinâmicas e estratégias em sala de aula, continuaremos a garantir que a escrita e a leitura em papel se mantêm uma prática.

Equilibraremos, por isso, as dinâmicas digitais com outras mais tradicionais porque acreditamos que estas últimas desenvolvem competências igualmente importantes nos nossos alunos.

Neste sentido, computador é a nova ferramenta pedagógica a introduzir que não exclui as existentes (caderno/dossier, lápis, caneta,...).


Pergunta:

Aula Digital: O que é?

(Última edição: sexta-feira, 15 de março de 2024 às 15:57)
Resposta:

Aulas em formato digital significa que presencialmente, em sala, o professor irá utilizar em determinados momentos os manuais digitais e as plataformas digitais.

Isto não significa que o aluno não use cadernos e outros materiais físicos.


C

Pergunta:

Certificado de Segurança

(Última edição: quinta-feira, 3 de outubro de 2019 às 14:32)
Resposta:



Este certificado serve para encriptar os dados críticos que circulam entre o computador e o servidor que aloja o serviço a que está a aceder.
Os dados críticos são de natureza confidencial, como o nome de utilizador ou a senha pessoal. Outro exemplo serão os dados pessoais que circularam no acto da matrícula dos alunos.


Pergunta:

Computador: A quem cabe a manutenção do equipamento?

(Última edição: quarta-feira, 20 de março de 2024 às 11:38)
Resposta:

Competem às famílias todas as responsabilidades relativas à aquisição (se for caso disso), carregamento, manutenção e reparação dos equipamentos, garantindo que os alunos têm os computadores em condições adequadas para a sua utilização diária em sala de aula.

Deverão também as famílias responsabilizar-se pela instalação de todos os softwares necessários ao funcionamento das aulas. 


Pergunta:

Computador: Apple (MacOS)

(Última edição: sexta-feira, 1 de março de 2024 às 18:49)
Resposta:

O aluno pode usar um computador Apple, se este for o ambiente que se sente mais confortável.

Neste caso recomenda-se o mínimo de:

  • MacBook Air 13''
  • Processador: M2
  • RAM: 8GB
  • Disco Rígido: 256GB, SSD (Solid State Drive)
  • Bateria: Duração até 12 hr

Opções, Extras:

  • RAM: 16GB
  • Disco Rígido: 512GB, SSD (Solid State Drive)


A aquisição deve ir ao encontro daquilo que se espera que sejam as necessidades do utilizador em 2 ciclos de estudos (5/6 anos). Ou seja, 3.º CEB + ES ou ES + Licenciatura.


Pergunta:

Computador: Características recomendadas?

(Última edição: quarta-feira, 13 de março de 2024 às 11:34)
Resposta:

As características mínimas recomendadas são:

  • Processador: Intel I5 ou AMD Ryzen 5
  • RAM: 8GB
  • Disco Rígido: 256GB, SSD (Solid State Drive)
  • Ecrã: 14'', FULL HD (1920x1080)
  • Interfaces: HDMI, USB Tipo A 3.x e/ou C
  • Bateria: Duração até 10h (duração de um dia de aulas)
  • Peso: Até 1,6 Kg
  • Webcam integrada
  • Software:
    • Sistema Operativo: Windows 11
    • Anti-vírus

Opções, Extras:

  • Touchscreen
  • RAM: 16GB
  • Disco Rígido: 512GB, SSD (Solid State Drive)


A aquisição deve ir ao encontro daquilo que se espera que sejam as necessidades do utilizador em 2 ciclos de estudos (5/6 anos). Ou seja, 3.º CEB + ES ou ES + Licenciatura.


Pergunta:

Computador: É necessário adquirir equipamento novo?

(Última edição: quarta-feira, 20 de março de 2024 às 11:42)
Resposta:

Não. Os alunos podem usar nas aulas os equipamentos que possuem, desde que cumpram as especificações técnicas recomendadas.


Pergunta:

Computador: É possível comprar o modelo usado pelos docentes?

(Última edição: sexta-feira, 8 de março de 2024 às 15:08)
Resposta:
Sim, é possível.

O colégio usou o mesmo critério que foi apresentado aos Pais/Encarregados de Educação na escolha dos equipamentos para os docentes:

As famílias têm toda a liberdade na escolha do equipamento, devendo ir ao encontro das características definidas.

Respondendo ao pedido de vários Pais/Encarregados de Educação, disponibilizamos o modelo do computador e o contacto da empresa que vos poderá apoiar no processo de aquisição de um equipamento igual.

Contactos:
ASSISMATICA (Zona de Lisboa)
Claúdio Carreira – 926656711
claudiocarreira@assismatica.pt

CDI (Zona do Porto)
João Monteiro – 963528989
joao.monteiro@cdi.pt

A mediar o processo de compra e assistência técnica está a Lenovo Portugal.

Proposta

Características


Mais informações em:


Prazo de entrega:

Pelo facto de ser uma configuração à medida e para facilitar as encomendas à fábrica, todas as encomendas serão agrupadas mensalmente e efetuadas no final de cada mês.

Após a encomenda dar entrada na fábrica, o prazo de entrega é de +/- 5 semanas.


Condições de pagamento:

  • Pagamento de 30% com a encomenda (€ 316,80)
  • Restante valor a pagar com a entrega do equipamento (€ 739,20)


Validade da proposta: até 27/06/2024


Suporte

Suporte Lenovo:

O Suporte é dado pela Lenovo.

As condições da garantia e suporte encontram-se em anexo.


Contacto e procedimentos:





Pergunta:

Computador: O colégio é intermediário na compra à Lenovo?

(Última edição: sexta-feira, 8 de março de 2024 às 15:21)
Resposta:
O colégio não será intermediário ou terá outra qualquer participação no processo de compra do computador.

Caso as famílias decidam comprar um equipamento igual ao dos docentes, conforme proposta que partilhamos abaixo, caberá aos pais o contato com a empresa.
O processo de compra será feito pela empresa sugerida pela Lenovo Portugal e o suporte será dado pela Lenovo.

As famílias devem contactar a empresa para qualquer esclarecimento ou dúvida.

Pergunta:

Computador: O colégio fornece o equipamento?

(Última edição: quarta-feira, 20 de março de 2024 às 11:34)
Resposta:

Não, nesta nova dinâmica de ensino/aprendizagem, cada aluno far-se-á acompanhar por um computador para as aulas, no sistema Bring Your Own Personal Computer (BYOPC) ou Bring Your Own Device (BYOD).

Os computadores que os alunos trarão para as aulas poderão ser os que já possuem em casa desde que cumpram determinadas especificações técnicas que disponibilizamos aqui: 

Esta opção BYOPC procura atender da melhor forma possível às circunstâncias económicas atuais, não exigindo às famílias esforços acrescidos na aquisição de novos ou dispendiosos equipamentos.


Pergunta:

Computador: Posso carregar no colégio?

(Última edição: sexta-feira, 8 de março de 2024 às 13:59)
Resposta:

As normas estabelecem que os computadores devem vir carregados de casa, com duração até 12h.

Situações excecionais, terão um tratamento excecional.

Todavia, a autonomia deve ir ao encontro das necessidades de um dia de aulas.


D

Pergunta:

De que se trata a plataforma Moodle?

(Última edição: segunda-feira, 24 de janeiro de 2022 às 00:31)
Resposta:

Trata-se de uma plataforma de apoio ao ensino na modalidade b-Learning, adoptado pela esmagadora maioria das escolas do Ensino Básico e Secundário. Também são muitas as Universidades que utilizam este recurso de excelência para dar suporte à actividade lectiva.

Esta plataforma é distribuída gratuitamente em Open Source, sob licença GNU.

Dada a enorme versatilidade e potencial para a comunicação através de fóruns, blogs e outros decidiu-se adoptá-la e adaptá-la para a comunicação com os Pais/Encarregados de Educação.

No Serviço Técnico de Informática também desenvolvemos módulos para a plataforma, como a Biblioteca, o Controlo de Acessos ou as Matrículas.

Poderá obter mais informações no site oficial do produto:


Palavras-chave:

É

Pergunta:

É possível aceder aos ficheiros pessoais a partir de casa?

(Última edição: quinta-feira, 3 de outubro de 2019 às 14:31)
Resposta:

Sim de facto é possível aceder aos ficheiros pessoais a partir de casa ou de outro local fora das instalações do Colégio.

Para os colaboradores, basta aceder a https://cloud.cscm-lx.pt/colaborador.

Os alunos podem utilizar as ferramentas da google disponibilizadas no subdomínio in.cscm-lx.pt


E

Pergunta:

Ecrã: Tamanho mínimo?

(Última edição: quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024 às 23:25)
Resposta:

O colégio propõe um equipamento com tamanho mínimo de 14".

É uma boa referência, que vai ao encontro das orientações do Ministério da Educação para a realização de Provas/Exames online.

No entanto alguns alunos estão confortáveis a trabalhar com ecrãs a partir de 13". Já depende do conforto de cada utilizador.


Sublinha-se que os alunos irão fazer trabalhos, responder a testes através do computador. É importante um ecrã em que consiga ver a questão e responder sem perder o foco.


Pergunta:

Exames | Provas: O equipamento proposto responde às necessidades?

(Última edição: quarta-feira, 20 de março de 2024 às 11:46)
Resposta:

Sim, o equipamento proposto vai de encontro às orientações disponibilizadas pelo Ministério da Educação para a realização de exames/provas em formato digital.


G

Pergunta:

Google Suite for Education, que serviço é este?

(Última edição: segunda-feira, 24 de janeiro de 2022 às 00:32)
Resposta:

Trata-se de um serviço disponibilizado pela Google para as escolas, que oferece um conjunto vasto de aplicações como o e-mail, calendário, ferramentas de escritório ou vídeoconferência.

O colégio tira partido deste serviço desde junho de 2009.


Poderá encontrar informação atualizada sobre este serviço no seguinte endereço:


M

Pergunta:

Manual Escolar: É obrigatório o formato digital?

(Última edição: quarta-feira, 20 de março de 2024 às 11:40)
Resposta:

Sim, é obrigatória a utilização do manual digital.

Em breve daremos a conhecer como decorrerá este processo de aquisição das licenças.

Porém, caso o encarregado de educação assim o entenda, o aluno pode usar manuais escolares físicos em simultâneo com os digitais.

No entanto, os manuais em papel não serão uma alternativa para a utilização em sala de aula já que todas as dinâmicas pedagógicas passarão a ser pensadas para a utilização dos manuais em formato digital, sendo que o computador passará a ser material obrigatório de utilização diária.

O Colégio assegurará aos alunos toda a informação necessária para uma carreta e profícua utilização dos manuais digitais.


N

Pergunta:

Não recebo e-mail do Colégio?!

(Última edição: quarta-feira, 22 de abril de 2020 às 11:05)
Resposta:

Temos sido contactados por alguns Encarregados de Educação com este problema.

Verificado que o endereço está correto, a experiência diz-nos que na maioria dos casos esta situação deve-se ao encaminhamento da mensagem para a pasta de Correio Publicitário (também conhecido por SPAM, JUNK, Correio não solicitado, etc).

Esta condicionante aliada à utilização de computador pessoal, tablet ou smartphone para gerir a caixa de correio leva a que estas mensagens não estejam acessíveis, porque normalmente as aplicações não sincronizam estas mensagens automaticamente.

Apesar de termos mecanismos de alerta sobre o registo do domínio “CSCM-LX.PT” nas blacklists de SPAM e procedermos à regularização da situação quando isso ocorre, não temos meios de evitar que todo o correio seja considerado válido.

A solução para esta situação passa por:

  1. Configurar a sua caixa de correio pessoal:
    1. Indicando que o domínio é válido ou seguro;
    2. Registando uma lista de endereços válidos;
  2. Adicionar todos os endereços de onde recebe correio eletrónico do Colégio à lista de contactos.


A configuração da conta de correio eletrónico depende do fornecedor do serviço. A solução mais eficaz passa pelo seu acesso direto, através do browser (Google Chrome, Firefox, Internet Explorer,…).

Apresentamos abaixo o modo de configurar alguns dos servidores mais comuns:

  • Gmail
    • Adicione o endereço à Lista de Contactos. Os endereços mais comuns são: noreply@[domínio]; secretaria@[domínio]; tesousaria@[domínio];
  • Hotmail / MSN
    • Aceda à página de Opções (Mais definições de correio)
    • Remetentes seguros e bloqueados
    • Remetentes seguros
    • Adicione “cscm-lx.pt” à lista;
  • Yahoo
    • Utilize o botão “Não Spam” depois de selecionar as mensagens válidas;
    • Adicione
  • Netcabo (configuração incompleta)
    • Aceda às opções
    • Indique que o domínio “cscm-lx.pt” é confiável.

Em caso de duvida contacte-nos através do endereço informatica@[domínio].



Pergunta:

Não tenho acesso às disciplinas do meu educando no Portal?

(Última edição: sexta-feira, 1 de maio de 2020 às 08:58)
Resposta:
Foi definido desde o início da utilização da plataforma que os Pais/EE só têm acesso às disciplinas dos alunos no 1.º CEB.
Esta exceção ocorre porque os alunos ainda têm pouca autonomia.

Do 2.º CEB em diante os Pais/EE, enquanto utilizadores da plataforma, têm acesso ao seguinte:
  • Áreas comuns: Comunidade Educativa, Coordenação de Ciclo ou Gestão da Turma;
  • Áreas restritas: Secretaria Virtual ou Associação de Pais.

Esta restrição do acesso às disciplinas curriculares, como Português, Matemática ou Ciências Naturais, decorre naturalmente de um incremento da responsabilidade do aluno ao longo do seu percurso académico.

Os Pais/EE continuaram a ter acesso através do acompanhamento do trabalho realizado pelos seus educandos.
Palavras-chave:

O

Pergunta:

O que é um plugin?

(Última edição: quinta-feira, 16 de abril de 2020 às 18:15)
Resposta:
Um plugin é uma peça de software desenvolvida para acrescentar funcionalidade a uma aplicação.
É muito comum que aplicações desenhadas para uma uma utilização generalizada, como o Moodle ou os browsers Google Chrome ou Mozilla Firefox tenham associados várias destas peças de software.
Trata-se de uma forma simples de adequar estas aplicações às necessidade de cada organização ou utilizador.

É necessário ter muito cuidado na escolha dos plugins a instalar nas nossas aplicações.
Deve-se verificar a credibilidade da entidade associada ao plugin e o que se diz na Internet sobre o este software.
Não são raros os caso de roubo de dados pessoais por plugins aparentemente inofensivos.

Em caso de dúvida o que fazer?
  1. Não instalar.
  2. Se for mesmo necessário, instalar em ambiente de teste, i.e., num computador que não tenha dados pessoais.
Palavras-chave:

Q

Pergunta:

Quais o melhores browsers para aceder ao Portal?

(Última edição: quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024 às 12:51)
Resposta:

Para aceder ao Portal, que utiliza a tecnología Moodle, recomenda-se o uso dos browsers Google Chrome, Mozilla Firefox ou Edge.


Estes browsers pode ser obtidos de forma gratuíta nos seguintes endereços:


Nos endereços acima irá encontrar a aplicação adequada ao ambiente onde pretende utilizar (MS Windows, MacOS, Android,...).

Palavras-chave:

Pergunta:

Quais os meios necessários para o EaD?

(Última edição: quinta-feira, 30 de abril de 2020 às 17:46)
Resposta:

Os meios necessários para o Ensino à Distância dependem da tarefa a realizar.

Para o acesso à videoconferência, à caixa de correio ou consulta de informação no Portal é suficiente o uso de um tablet. Também é possível realizar estas operações com um smartphone, relativamente recente.

Se recorrer a um smartphone ou tablet recomenda-se a instalação da aplicação Google Meet para acompanhar as videoconferências.


Para realizar os trabalhos propostos pelos docentes é recomendável o uso de um computador.

No entanto, se a tarefa passar pela realização de um pequeno filme o aluno pode recorrer ao equipamento móvel.


A resposta a estas questões também dependem da quantidade de tempo que o utilizador vai utilizar os equipamentos, bem como o ambiente em que se encontra.

Uma utilização excessiva e/ou uma postura incorreta pode provocar fadiga e assim condicionar o trabalho.


Pergunta:

Quais os plugins que posso usar com o Google Meet?

(Última edição: segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021 às 11:31)
Resposta:

Lista de plugins AUTORIZADOS


  • Plugin DUALLESS (22-02-2021)
    • Descrição: Permite colocar os separadores do google chrome lado a lado com a configuração desejada. Permite organizar o ecrã de modo a partilhar uma janela enquanto vemos os alunos na outra, por exemplo.
    • URLhttps://chrome.google.com/webstore/detail/dualless/bgdpkilkheacbboffppjgceiplijhfpd?hl=en-GB
    • Análise: O plugin não oferece perigo ao nível do cumprimento do RGPD pois a política de privacidade indica que não são recolhidos dados nem são enviados a terceiros.

Lista de plugins NÃO AUTORIZADOS


Lista de plugins OBSOLETOS


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R

Pergunta:

Recuperação de Senha Acesso

(Última edição: quinta-feira, 3 de março de 2022 às 15:03)
Resposta:

Caso tenha dificuldades de acesso ao Moodle ou o seu educando não consiga aceder deve solicitar a alteração da senha de acesso.

O procedimento é o seguinte:

  • Encarregado Educação:
    • Executar o descrito no endereço abaixo, fazendo click em "Ooops... Esqueci-me da senha!"




S

Pergunta:

Sou Aluno, como aceder aos serviços?

(Última edição: quarta-feira, 22 de abril de 2020 às 16:26)
Resposta:

O modo de aceder aos serviços difere do tipo de relação que tem com o colégio e do serviço a que pretende aceder.


Serviços Internos, como Portal ou a Biblioteca:

  • Utilizador: n.º-processo-aluno;
  • A senha de acesso pessoal.


Serviços Externos:

  • Google Suite for Education (e-mail, calendário, vídeoconferência, ...)
    • Utilizador: n.º-processo-aluno@in.cscm-lx.pt (endereço de e-mail);
    • A senha de acesso pessoal;
    • Nota: A atualização da senha é propagada para este serviço.
  • Escola Virtual
    • Utilizador: n.º-processo-aluno@in.cscm-lx.pt (endereço de e-mail);
    • A senha de acesso pessoal;
    • Nota: Este serviço é autónomo e gerido pela Porto Editora.

Palavras-chave:

Pergunta:

Sou Encarregado de Educação, como aceder aos serviços?

(Última edição: quarta-feira, 22 de abril de 2020 às 23:04)
Resposta:

O modo de aceder aos serviços difere do tipo de relação que tem com o colégio e do serviço a que pretende aceder.


Serviços Internos, como Portal:

  • Utilizador: u<número>;
  • A senha de acesso pessoal.


O Utilizador dos Pais/Encarregados de Educação começa pela letra "u", seguido do n.º de utente.

Encontra esta informação no cartão de identificação no Controlo de Acessos.

Palavras-chave:

T

Pergunta:

Tablet, iPad nas aulas?

(Última edição: quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024 às 23:24)
Resposta:

A maioria dos manuais estará acessível a partir da WWW e/ou será possível instalar aplicações em sistemas Android ou Apple.

A dificuldade está relacionada com a produção de conteúdo, como documentos de texto ou apresentações digitais.

É bom recordar que o processo de digitalização do ensino vai além da consulta de documentos.



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