FAQ - Questões Mais Frequentes
Special | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | ALL
C |
---|
Question: (Last edited: Thursday, 3 October 2019, 2:32 PM)Certificado de Segurança | |||||
---|---|---|---|---|---|
Answer:
| |||||
D |
---|
Question: (Last edited: Monday, 24 January 2022, 12:31 AM)De que se trata a plataforma Moodle? | ||||
---|---|---|---|---|
Answer: Trata-se de uma plataforma de apoio ao ensino na modalidade b-Learning,
adoptado pela esmagadora maioria das escolas do Ensino Básico e
Secundário. Também são muitas as Universidades que utilizam este recurso
de excelência para dar suporte à actividade lectiva. | ||||
É |
---|
Question: (Last edited: Thursday, 3 October 2019, 2:31 PM)É possível aceder aos ficheiros pessoais a partir de casa? | ||||
---|---|---|---|---|
Answer: Sim de facto é possível aceder aos ficheiros pessoais a partir de casa ou de outro local fora das instalações do Colégio. Para os colaboradores, basta aceder a https://cloud.cscm-lx.pt/colaborador. Os alunos podem utilizar as ferramentas da google disponibilizadas no subdomínio in.cscm-lx.pt | ||||
G |
---|
N |
---|
Question: (Last edited: Wednesday, 22 April 2020, 11:05 AM)Não recebo e-mail do Colégio?! | ||||
---|---|---|---|---|
Answer: Temos sido contactados por alguns Encarregados de Educação com este problema. Verificado que o endereço está correto, a experiência diz-nos que na maioria dos casos esta situação deve-se ao encaminhamento da mensagem para a pasta de Correio Publicitário (também conhecido por SPAM, JUNK, Correio não solicitado, etc). Esta condicionante aliada à utilização de computador pessoal, tablet ou smartphone para gerir a caixa de correio leva a que estas mensagens não estejam acessíveis, porque normalmente as aplicações não sincronizam estas mensagens automaticamente. Apesar de termos mecanismos de alerta sobre o registo do domínio “CSCM-LX.PT” nas blacklists de SPAM e procedermos à regularização da situação quando isso ocorre, não temos meios de evitar que todo o correio seja considerado válido.
A solução para esta situação passa por:
A configuração da conta de correio eletrónico depende do fornecedor
do serviço. A solução mais eficaz passa pelo seu acesso direto, através
do browser (Google Chrome, Firefox, Internet Explorer,…). Apresentamos abaixo o modo de configurar alguns dos servidores mais comuns:
Em caso de duvida contacte-nos através do endereço informatica@[domínio]. | ||||
Question: (Last edited: Friday, 1 May 2020, 8:58 AM)Não tenho acesso às disciplinas do meu educando no Portal? | ||||
---|---|---|---|---|
Answer: Foi definido desde o início da utilização da plataforma que os Pais/EE só têm acesso às disciplinas dos alunos no 1.º CEB. Esta exceção ocorre porque os alunos ainda têm pouca autonomia. Do 2.º CEB em diante os Pais/EE, enquanto utilizadores da plataforma, têm acesso ao seguinte:
Esta restrição do acesso às disciplinas curriculares, como Português, Matemática ou Ciências Naturais, decorre naturalmente de um incremento da responsabilidade do aluno ao longo do seu percurso académico. Os Pais/EE continuaram a ter acesso através do acompanhamento do trabalho realizado pelos seus educandos. | ||||
O |
---|
Question: (Last edited: Thursday, 16 April 2020, 6:15 PM)O que é um plugin? | ||||
---|---|---|---|---|
Answer: Um plugin é uma peça de software desenvolvida para acrescentar funcionalidade a uma aplicação. É muito comum que aplicações desenhadas para uma uma utilização generalizada, como o Moodle ou os browsers Google Chrome ou Mozilla Firefox tenham associados várias destas peças de software. Trata-se de uma forma simples de adequar estas aplicações às necessidade de cada organização ou utilizador. É necessário ter muito cuidado na escolha dos plugins a instalar nas nossas aplicações. Deve-se verificar a credibilidade da entidade associada ao plugin e o que se diz na Internet sobre o este software. Não são raros os caso de roubo de dados pessoais por plugins aparentemente inofensivos. Em caso de dúvida o que fazer?
| ||||
Q |
---|
Question: (Last edited: Thursday, 16 April 2020, 7:48 PM)Quais o melhores browsers para aceder ao Portal? | |||
---|---|---|---|
Answer: Para aceder ao Portal, que utiliza a tecnología Moodle, recomenda-se o uso dos browsers Mozilla Firefox ou Google Chrome. Estes browsers pode ser obtidos de forma gratuíta nos seguintes endereços:
Nos endereços acima irá encontrar a aplicação adequada ao ambiente onde pretende utilizar (MS Windows, MacOS, Android,...). | |||
Question: (Last edited: Thursday, 30 April 2020, 5:46 PM)Quais os meios necessários para o EaD? | |||
---|---|---|---|
Answer: Os meios necessários para o Ensino à Distância dependem da tarefa a realizar. Para o acesso à videoconferência, à caixa de correio ou consulta de informação no Portal é suficiente o uso de um tablet. Também é possível realizar estas operações com um smartphone, relativamente recente. Se recorrer a um smartphone ou tablet recomenda-se a instalação da aplicação Google Meet para acompanhar as videoconferências. Para realizar os trabalhos propostos pelos docentes é recomendável o uso de um computador. No entanto, se a tarefa passar pela realização de um pequeno filme o aluno pode recorrer ao equipamento móvel. A resposta a estas questões também dependem da quantidade de tempo que o utilizador vai utilizar os equipamentos, bem como o ambiente em que se encontra. Uma utilização excessiva e/ou uma postura incorreta pode provocar fadiga e assim condicionar o trabalho. | |||
Question: (Last edited: Monday, 22 February 2021, 11:31 AM)Quais os plugins que posso usar com o Google Meet? | |||
---|---|---|---|
Answer: Lista de plugins AUTORIZADOS
Lista de plugins NÃO AUTORIZADOS
Lista de plugins OBSOLETOS
------------------------------------------------------------------------------------------------------->8-- | |||
AV. MANUEL DA MAIA, N.2 | 1000-201 LISBOA |
INFO@CSCM-LX.PT |
![]() ![]() ![]() |
![]() ![]() ![]() |