Friday, February 23, 2024, 6:48 AM
Site: Colégio Sagrado Coração de Maria - Lisboa
Course: Ajuda | Apoio (AJD)
Glossary: FAQ - Questões Mais Frequentes
ACESSO AOS SERVIÇOS
Question:

Não tenho acesso às disciplinas do meu educando no Portal?

(Last edited: Friday, May 1, 2020, 8:58 AM)
Answer:
Foi definido desde o início da utilização da plataforma que os Pais/EE só têm acesso às disciplinas dos alunos no 1.º CEB.
Esta exceção ocorre porque os alunos ainda têm pouca autonomia.

Do 2.º CEB em diante os Pais/EE, enquanto utilizadores da plataforma, têm acesso ao seguinte:
  • Áreas comuns: Comunidade Educativa, Coordenação de Ciclo ou Gestão da Turma;
  • Áreas restritas: Secretaria Virtual ou Associação de Pais.

Esta restrição do acesso às disciplinas curriculares, como Português, Matemática ou Ciências Naturais, decorre naturalmente de um incremento da responsabilidade do aluno ao longo do seu percurso académico.

Os Pais/EE continuaram a ter acesso através do acompanhamento do trabalho realizado pelos seus educandos.
Question:

Sou Aluno, como aceder aos serviços?

(Last edited: Wednesday, April 22, 2020, 4:26 PM)
Answer:

O modo de aceder aos serviços difere do tipo de relação que tem com o colégio e do serviço a que pretende aceder.


Serviços Internos, como Portal ou a Biblioteca:

  • Utilizador: n.º-processo-aluno;
  • A senha de acesso pessoal.


Serviços Externos:

  • Google Suite for Education (e-mail, calendário, vídeoconferência, ...)
    • Utilizador: n.º-processo-aluno@in.cscm-lx.pt (endereço de e-mail);
    • A senha de acesso pessoal;
    • Nota: A atualização da senha é propagada para este serviço.
  • Escola Virtual
    • Utilizador: n.º-processo-aluno@in.cscm-lx.pt (endereço de e-mail);
    • A senha de acesso pessoal;
    • Nota: Este serviço é autónomo e gerido pela Porto Editora.

Question:

Sou Encarregado de Educação, como aceder aos serviços?

(Last edited: Wednesday, April 22, 2020, 11:04 PM)
Answer:

O modo de aceder aos serviços difere do tipo de relação que tem com o colégio e do serviço a que pretende aceder.


Serviços Internos, como Portal:

  • Utilizador: u<número>;
  • A senha de acesso pessoal.


O Utilizador dos Pais/Encarregados de Educação começa pela letra "u", seguido do n.º de utente.

Encontra esta informação no cartão de identificação no Controlo de Acessos.

CSCM-LX.PT
Question:

De que se trata a plataforma Moodle?

(Last edited: Monday, January 24, 2022, 12:31 AM)
Answer:

Trata-se de uma plataforma de apoio ao ensino na modalidade b-Learning, adoptado pela esmagadora maioria das escolas do Ensino Básico e Secundário. Também são muitas as Universidades que utilizam este recurso de excelência para dar suporte à actividade lectiva.

Esta plataforma é distribuída gratuitamente em Open Source, sob licença GNU.

Dada a enorme versatilidade e potencial para a comunicação através de fóruns, blogs e outros decidiu-se adoptá-la e adaptá-la para a comunicação com os Pais/Encarregados de Educação.

No Serviço Técnico de Informática também desenvolvemos módulos para a plataforma, como a Biblioteca, o Controlo de Acessos ou as Matrículas.

Poderá obter mais informações no site oficial do produto:


Question:

É possível aceder aos ficheiros pessoais a partir de casa?

(Last edited: Thursday, October 3, 2019, 2:31 PM)
Answer:

Sim de facto é possível aceder aos ficheiros pessoais a partir de casa ou de outro local fora das instalações do Colégio.

Para os colaboradores, basta aceder a https://cloud.cscm-lx.pt/colaborador.

Os alunos podem utilizar as ferramentas da google disponibilizadas no subdomínio in.cscm-lx.pt

Question:

Não recebo e-mail do Colégio?!

(Last edited: Wednesday, April 22, 2020, 11:05 AM)
Answer:

Temos sido contactados por alguns Encarregados de Educação com este problema.

Verificado que o endereço está correto, a experiência diz-nos que na maioria dos casos esta situação deve-se ao encaminhamento da mensagem para a pasta de Correio Publicitário (também conhecido por SPAM, JUNK, Correio não solicitado, etc).

Esta condicionante aliada à utilização de computador pessoal, tablet ou smartphone para gerir a caixa de correio leva a que estas mensagens não estejam acessíveis, porque normalmente as aplicações não sincronizam estas mensagens automaticamente.

Apesar de termos mecanismos de alerta sobre o registo do domínio “CSCM-LX.PT” nas blacklists de SPAM e procedermos à regularização da situação quando isso ocorre, não temos meios de evitar que todo o correio seja considerado válido.

A solução para esta situação passa por:

  1. Configurar a sua caixa de correio pessoal:
    1. Indicando que o domínio é válido ou seguro;
    2. Registando uma lista de endereços válidos;
  2. Adicionar todos os endereços de onde recebe correio eletrónico do Colégio à lista de contactos.


A configuração da conta de correio eletrónico depende do fornecedor do serviço. A solução mais eficaz passa pelo seu acesso direto, através do browser (Google Chrome, Firefox, Internet Explorer,…).

Apresentamos abaixo o modo de configurar alguns dos servidores mais comuns:

  • Gmail
    • Adicione o endereço à Lista de Contactos. Os endereços mais comuns são: noreply@[domínio]; secretaria@[domínio]; tesousaria@[domínio];
  • Hotmail / MSN
    • Aceda à página de Opções (Mais definições de correio)
    • Remetentes seguros e bloqueados
    • Remetentes seguros
    • Adicione “cscm-lx.pt” à lista;
  • Yahoo
    • Utilize o botão “Não Spam” depois de selecionar as mensagens válidas;
    • Adicione
  • Netcabo (configuração incompleta)
    • Aceda às opções
    • Indique que o domínio “cscm-lx.pt” é confiável.

Em caso de duvida contacte-nos através do endereço informatica@[domínio].


Question:

Sou Aluno, como aceder aos serviços?

(Last edited: Wednesday, April 22, 2020, 4:26 PM)
Answer:

O modo de aceder aos serviços difere do tipo de relação que tem com o colégio e do serviço a que pretende aceder.


Serviços Internos, como Portal ou a Biblioteca:

  • Utilizador: n.º-processo-aluno;
  • A senha de acesso pessoal.


Serviços Externos:

  • Google Suite for Education (e-mail, calendário, vídeoconferência, ...)
    • Utilizador: n.º-processo-aluno@in.cscm-lx.pt (endereço de e-mail);
    • A senha de acesso pessoal;
    • Nota: A atualização da senha é propagada para este serviço.
  • Escola Virtual
    • Utilizador: n.º-processo-aluno@in.cscm-lx.pt (endereço de e-mail);
    • A senha de acesso pessoal;
    • Nota: Este serviço é autónomo e gerido pela Porto Editora.

Question:

Sou Encarregado de Educação, como aceder aos serviços?

(Last edited: Wednesday, April 22, 2020, 11:04 PM)
Answer:

O modo de aceder aos serviços difere do tipo de relação que tem com o colégio e do serviço a que pretende aceder.


Serviços Internos, como Portal:

  • Utilizador: u<número>;
  • A senha de acesso pessoal.


O Utilizador dos Pais/Encarregados de Educação começa pela letra "u", seguido do n.º de utente.

Encontra esta informação no cartão de identificação no Controlo de Acessos.

EAD - ENSINO À DISTÂNCIA
Question:

Quais os meios necessários para o EaD?

(Last edited: Thursday, April 30, 2020, 5:46 PM)
Answer:

Os meios necessários para o Ensino à Distância dependem da tarefa a realizar.

Para o acesso à videoconferência, à caixa de correio ou consulta de informação no Portal é suficiente o uso de um tablet. Também é possível realizar estas operações com um smartphone, relativamente recente.

Se recorrer a um smartphone ou tablet recomenda-se a instalação da aplicação Google Meet para acompanhar as videoconferências.


Para realizar os trabalhos propostos pelos docentes é recomendável o uso de um computador.

No entanto, se a tarefa passar pela realização de um pequeno filme o aluno pode recorrer ao equipamento móvel.


A resposta a estas questões também dependem da quantidade de tempo que o utilizador vai utilizar os equipamentos, bem como o ambiente em que se encontra.

Uma utilização excessiva e/ou uma postura incorreta pode provocar fadiga e assim condicionar o trabalho.

GOOGLE SUITE FOR EDUCATION
Question:

Google Suite for Education, que serviço é este?

(Last edited: Monday, January 24, 2022, 12:32 AM)
Answer:

Trata-se de um serviço disponibilizado pela Google para as escolas, que oferece um conjunto vasto de aplicações como o e-mail, calendário, ferramentas de escritório ou vídeoconferência.

O colégio tira partido deste serviço desde junho de 2009.


Poderá encontrar informação atualizada sobre este serviço no seguinte endereço:

Question:

Quais os meios necessários para o EaD?

(Last edited: Thursday, April 30, 2020, 5:46 PM)
Answer:

Os meios necessários para o Ensino à Distância dependem da tarefa a realizar.

Para o acesso à videoconferência, à caixa de correio ou consulta de informação no Portal é suficiente o uso de um tablet. Também é possível realizar estas operações com um smartphone, relativamente recente.

Se recorrer a um smartphone ou tablet recomenda-se a instalação da aplicação Google Meet para acompanhar as videoconferências.


Para realizar os trabalhos propostos pelos docentes é recomendável o uso de um computador.

No entanto, se a tarefa passar pela realização de um pequeno filme o aluno pode recorrer ao equipamento móvel.


A resposta a estas questões também dependem da quantidade de tempo que o utilizador vai utilizar os equipamentos, bem como o ambiente em que se encontra.

Uma utilização excessiva e/ou uma postura incorreta pode provocar fadiga e assim condicionar o trabalho.

Question:

Quais os plugins que posso usar com o Google Meet?

(Last edited: Monday, February 22, 2021, 11:31 AM)
Answer:

Lista de plugins AUTORIZADOS


  • Plugin DUALLESS (22-02-2021)
    • Descrição: Permite colocar os separadores do google chrome lado a lado com a configuração desejada. Permite organizar o ecrã de modo a partilhar uma janela enquanto vemos os alunos na outra, por exemplo.
    • URLhttps://chrome.google.com/webstore/detail/dualless/bgdpkilkheacbboffppjgceiplijhfpd?hl=en-GB
    • Análise: O plugin não oferece perigo ao nível do cumprimento do RGPD pois a política de privacidade indica que não são recolhidos dados nem são enviados a terceiros.

Lista de plugins NÃO AUTORIZADOS


Lista de plugins OBSOLETOS


------------------------------------------------------------------------------------------------------->8--



Question:

Sou Aluno, como aceder aos serviços?

(Last edited: Wednesday, April 22, 2020, 4:26 PM)
Answer:

O modo de aceder aos serviços difere do tipo de relação que tem com o colégio e do serviço a que pretende aceder.


Serviços Internos, como Portal ou a Biblioteca:

  • Utilizador: n.º-processo-aluno;
  • A senha de acesso pessoal.


Serviços Externos:

  • Google Suite for Education (e-mail, calendário, vídeoconferência, ...)
    • Utilizador: n.º-processo-aluno@in.cscm-lx.pt (endereço de e-mail);
    • A senha de acesso pessoal;
    • Nota: A atualização da senha é propagada para este serviço.
  • Escola Virtual
    • Utilizador: n.º-processo-aluno@in.cscm-lx.pt (endereço de e-mail);
    • A senha de acesso pessoal;
    • Nota: Este serviço é autónomo e gerido pela Porto Editora.

MOODLE
Question:

Não recebo e-mail do Colégio?!

(Last edited: Wednesday, April 22, 2020, 11:05 AM)
Answer:

Temos sido contactados por alguns Encarregados de Educação com este problema.

Verificado que o endereço está correto, a experiência diz-nos que na maioria dos casos esta situação deve-se ao encaminhamento da mensagem para a pasta de Correio Publicitário (também conhecido por SPAM, JUNK, Correio não solicitado, etc).

Esta condicionante aliada à utilização de computador pessoal, tablet ou smartphone para gerir a caixa de correio leva a que estas mensagens não estejam acessíveis, porque normalmente as aplicações não sincronizam estas mensagens automaticamente.

Apesar de termos mecanismos de alerta sobre o registo do domínio “CSCM-LX.PT” nas blacklists de SPAM e procedermos à regularização da situação quando isso ocorre, não temos meios de evitar que todo o correio seja considerado válido.

A solução para esta situação passa por:

  1. Configurar a sua caixa de correio pessoal:
    1. Indicando que o domínio é válido ou seguro;
    2. Registando uma lista de endereços válidos;
  2. Adicionar todos os endereços de onde recebe correio eletrónico do Colégio à lista de contactos.


A configuração da conta de correio eletrónico depende do fornecedor do serviço. A solução mais eficaz passa pelo seu acesso direto, através do browser (Google Chrome, Firefox, Internet Explorer,…).

Apresentamos abaixo o modo de configurar alguns dos servidores mais comuns:

  • Gmail
    • Adicione o endereço à Lista de Contactos. Os endereços mais comuns são: noreply@[domínio]; secretaria@[domínio]; tesousaria@[domínio];
  • Hotmail / MSN
    • Aceda à página de Opções (Mais definições de correio)
    • Remetentes seguros e bloqueados
    • Remetentes seguros
    • Adicione “cscm-lx.pt” à lista;
  • Yahoo
    • Utilize o botão “Não Spam” depois de selecionar as mensagens válidas;
    • Adicione
  • Netcabo (configuração incompleta)
    • Aceda às opções
    • Indique que o domínio “cscm-lx.pt” é confiável.

Em caso de duvida contacte-nos através do endereço informatica@[domínio].


Question:

Não tenho acesso às disciplinas do meu educando no Portal?

(Last edited: Friday, May 1, 2020, 8:58 AM)
Answer:
Foi definido desde o início da utilização da plataforma que os Pais/EE só têm acesso às disciplinas dos alunos no 1.º CEB.
Esta exceção ocorre porque os alunos ainda têm pouca autonomia.

Do 2.º CEB em diante os Pais/EE, enquanto utilizadores da plataforma, têm acesso ao seguinte:
  • Áreas comuns: Comunidade Educativa, Coordenação de Ciclo ou Gestão da Turma;
  • Áreas restritas: Secretaria Virtual ou Associação de Pais.

Esta restrição do acesso às disciplinas curriculares, como Português, Matemática ou Ciências Naturais, decorre naturalmente de um incremento da responsabilidade do aluno ao longo do seu percurso académico.

Os Pais/EE continuaram a ter acesso através do acompanhamento do trabalho realizado pelos seus educandos.
Question:

Quais o melhores browsers para aceder ao Portal?

(Last edited: Thursday, April 16, 2020, 7:48 PM)
Answer:

Para aceder ao Portal, que utiliza a tecnología Moodle, recomenda-se o uso dos browsers Mozilla Firefox ou Google Chrome.


Estes browsers pode ser obtidos de forma gratuíta nos seguintes endereços:


Nos endereços acima irá encontrar a aplicação adequada ao ambiente onde pretende utilizar (MS Windows, MacOS, Android,...).

Question:

Quais os meios necessários para o EaD?

(Last edited: Thursday, April 30, 2020, 5:46 PM)
Answer:

Os meios necessários para o Ensino à Distância dependem da tarefa a realizar.

Para o acesso à videoconferência, à caixa de correio ou consulta de informação no Portal é suficiente o uso de um tablet. Também é possível realizar estas operações com um smartphone, relativamente recente.

Se recorrer a um smartphone ou tablet recomenda-se a instalação da aplicação Google Meet para acompanhar as videoconferências.


Para realizar os trabalhos propostos pelos docentes é recomendável o uso de um computador.

No entanto, se a tarefa passar pela realização de um pequeno filme o aluno pode recorrer ao equipamento móvel.


A resposta a estas questões também dependem da quantidade de tempo que o utilizador vai utilizar os equipamentos, bem como o ambiente em que se encontra.

Uma utilização excessiva e/ou uma postura incorreta pode provocar fadiga e assim condicionar o trabalho.

Question:

Sou Aluno, como aceder aos serviços?

(Last edited: Wednesday, April 22, 2020, 4:26 PM)
Answer:

O modo de aceder aos serviços difere do tipo de relação que tem com o colégio e do serviço a que pretende aceder.


Serviços Internos, como Portal ou a Biblioteca:

  • Utilizador: n.º-processo-aluno;
  • A senha de acesso pessoal.


Serviços Externos:

  • Google Suite for Education (e-mail, calendário, vídeoconferência, ...)
    • Utilizador: n.º-processo-aluno@in.cscm-lx.pt (endereço de e-mail);
    • A senha de acesso pessoal;
    • Nota: A atualização da senha é propagada para este serviço.
  • Escola Virtual
    • Utilizador: n.º-processo-aluno@in.cscm-lx.pt (endereço de e-mail);
    • A senha de acesso pessoal;
    • Nota: Este serviço é autónomo e gerido pela Porto Editora.

SEGURANÇA INFORMÁTICA
Question:

Certificado de Segurança

(Last edited: Thursday, October 3, 2019, 2:32 PM)
Answer:



Este certificado serve para encriptar os dados críticos que circulam entre o computador e o servidor que aloja o serviço a que está a aceder.
Os dados críticos são de natureza confidencial, como o nome de utilizador ou a senha pessoal. Outro exemplo serão os dados pessoais que circularam no acto da matrícula dos alunos.

Question:

O que é um plugin?

(Last edited: Thursday, April 16, 2020, 6:15 PM)
Answer:
Um plugin é uma peça de software desenvolvida para acrescentar funcionalidade a uma aplicação.
É muito comum que aplicações desenhadas para uma uma utilização generalizada, como o Moodle ou os browsers Google Chrome ou Mozilla Firefox tenham associados várias destas peças de software.
Trata-se de uma forma simples de adequar estas aplicações às necessidade de cada organização ou utilizador.

É necessário ter muito cuidado na escolha dos plugins a instalar nas nossas aplicações.
Deve-se verificar a credibilidade da entidade associada ao plugin e o que se diz na Internet sobre o este software.
Não são raros os caso de roubo de dados pessoais por plugins aparentemente inofensivos.

Em caso de dúvida o que fazer?
  1. Não instalar.
  2. Se for mesmo necessário, instalar em ambiente de teste, i.e., num computador que não tenha dados pessoais.
Tags:
Question:

Recuperação de Senha Acesso

(Last edited: Thursday, March 3, 2022, 3:03 PM)
Answer:

Caso tenha dificuldades de acesso ao Moodle ou o seu educando não consiga aceder deve solicitar a alteração da senha de acesso.

O procedimento é o seguinte:

  • Encarregado Educação:
    • Executar o descrito no endereço abaixo, fazendo click em "Ooops... Esqueci-me da senha!"