Pergunta: (Última edição: quinta-feira, 3 de outubro de 2019 às 14:31)É possível aceder aos ficheiros pessoais a partir de casa? | ||
---|---|---|
Resposta: Sim de facto é possível aceder aos ficheiros pessoais a partir de casa ou de outro local fora das instalações do Colégio. Para os colaboradores, basta aceder a https://cloud.cscm-lx.pt/colaborador. Os alunos podem utilizar as ferramentas da google disponibilizadas no subdomínio in.cscm-lx.pt | ||
Pergunta: (Última edição: quinta-feira, 3 de outubro de 2019 às 14:32)Certificado de Segurança | |||||
---|---|---|---|---|---|
Resposta:
| |||||
Pergunta: (Última edição: quinta-feira, 16 de abril de 2020 às 18:15)O que é um plugin? | ||
---|---|---|
Resposta: Um plugin é uma peça de software desenvolvida para acrescentar funcionalidade a uma aplicação. É muito comum que aplicações desenhadas para uma uma utilização generalizada, como o Moodle ou os browsers Google Chrome ou Mozilla Firefox tenham associados várias destas peças de software. Trata-se de uma forma simples de adequar estas aplicações às necessidade de cada organização ou utilizador. É necessário ter muito cuidado na escolha dos plugins a instalar nas nossas aplicações. Deve-se verificar a credibilidade da entidade associada ao plugin e o que se diz na Internet sobre o este software. Não são raros os caso de roubo de dados pessoais por plugins aparentemente inofensivos. Em caso de dúvida o que fazer?
| ||
Pergunta: (Última edição: quarta-feira, 22 de abril de 2020 às 11:05)Não recebo e-mail do Colégio?! | ||
---|---|---|
Resposta: Temos sido contactados por alguns Encarregados de Educação com este problema. Verificado que o endereço está correto, a experiência diz-nos que na maioria dos casos esta situação deve-se ao encaminhamento da mensagem para a pasta de Correio Publicitário (também conhecido por SPAM, JUNK, Correio não solicitado, etc). Esta condicionante aliada à utilização de computador pessoal, tablet ou smartphone para gerir a caixa de correio leva a que estas mensagens não estejam acessíveis, porque normalmente as aplicações não sincronizam estas mensagens automaticamente. Apesar de termos mecanismos de alerta sobre o registo do domínio “CSCM-LX.PT” nas blacklists de SPAM e procedermos à regularização da situação quando isso ocorre, não temos meios de evitar que todo o correio seja considerado válido.
A solução para esta situação passa por:
A configuração da conta de correio eletrónico depende do fornecedor
do serviço. A solução mais eficaz passa pelo seu acesso direto, através
do browser (Google Chrome, Firefox, Internet Explorer,…). Apresentamos abaixo o modo de configurar alguns dos servidores mais comuns:
Em caso de duvida contacte-nos através do endereço informatica@[domínio]. | ||
Pergunta: (Última edição: quarta-feira, 22 de abril de 2020 às 16:26)Sou Aluno, como aceder aos serviços? | ||
---|---|---|
Resposta: O modo de aceder aos serviços difere do tipo de relação que tem com o colégio e do serviço a que pretende aceder. Serviços Internos, como Portal ou a Biblioteca:
Serviços Externos:
| ||
Pergunta: (Última edição: quarta-feira, 22 de abril de 2020 às 23:04)Sou Encarregado de Educação, como aceder aos serviços? | ||
---|---|---|
Resposta: O modo de aceder aos serviços difere do tipo de relação que tem com o colégio e do serviço a que pretende aceder. Serviços Internos, como Portal:
O Utilizador dos Pais/Encarregados de Educação começa pela letra "u", seguido do n.º de utente. Encontra esta informação no cartão de identificação no Controlo de Acessos. | ||
Pergunta: (Última edição: quinta-feira, 30 de abril de 2020 às 17:46)Quais os meios necessários para o EaD? | ||
---|---|---|
Resposta: Os meios necessários para o Ensino à Distância dependem da tarefa a realizar. Para o acesso à videoconferência, à caixa de correio ou consulta de informação no Portal é suficiente o uso de um tablet. Também é possível realizar estas operações com um smartphone, relativamente recente. Se recorrer a um smartphone ou tablet recomenda-se a instalação da aplicação Google Meet para acompanhar as videoconferências. Para realizar os trabalhos propostos pelos docentes é recomendável o uso de um computador. No entanto, se a tarefa passar pela realização de um pequeno filme o aluno pode recorrer ao equipamento móvel. A resposta a estas questões também dependem da quantidade de tempo que o utilizador vai utilizar os equipamentos, bem como o ambiente em que se encontra. Uma utilização excessiva e/ou uma postura incorreta pode provocar fadiga e assim condicionar o trabalho. | ||
Pergunta: (Última edição: sexta-feira, 1 de maio de 2020 às 08:58)Não tenho acesso às disciplinas do meu educando no Portal? | ||
---|---|---|
Resposta: Foi definido desde o início da utilização da plataforma que os Pais/EE só têm acesso às disciplinas dos alunos no 1.º CEB. Esta exceção ocorre porque os alunos ainda têm pouca autonomia. Do 2.º CEB em diante os Pais/EE, enquanto utilizadores da plataforma, têm acesso ao seguinte:
Esta restrição do acesso às disciplinas curriculares, como Português, Matemática ou Ciências Naturais, decorre naturalmente de um incremento da responsabilidade do aluno ao longo do seu percurso académico. Os Pais/EE continuaram a ter acesso através do acompanhamento do trabalho realizado pelos seus educandos. | ||
Pergunta: (Última edição: segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021 às 11:31)Quais os plugins que posso usar com o Google Meet? | ||
---|---|---|
Resposta: Lista de plugins AUTORIZADOS
Lista de plugins NÃO AUTORIZADOS
Lista de plugins OBSOLETOS
------------------------------------------------------------------------------------------------------->8-- | ||
Pergunta: (Última edição: segunda-feira, 24 de janeiro de 2022 às 00:31)De que se trata a plataforma Moodle? | ||
---|---|---|
Resposta: Trata-se de uma plataforma de apoio ao ensino na modalidade b-Learning,
adoptado pela esmagadora maioria das escolas do Ensino Básico e
Secundário. Também são muitas as Universidades que utilizam este recurso
de excelência para dar suporte à actividade lectiva. | ||