Ordenação atual Por data de criação ascendente Ordenar por ordem cronológica: Por última atualização | Por data de criação mudar para (descendente)

Página:  1  2  3  (Seguinte)
  TODOS

Pergunta:

Certificado de Segurança

(Última edição: quinta-feira, 3 de outubro de 2019 às 14:32)
Resposta:



Este certificado serve para encriptar os dados críticos que circulam entre o computador e o servidor que aloja o serviço a que está a aceder.
Os dados críticos são de natureza confidencial, como o nome de utilizador ou a senha pessoal. Outro exemplo serão os dados pessoais que circularam no acto da matrícula dos alunos.


Pergunta:

De que se trata a plataforma Moodle?

(Última edição: segunda-feira, 24 de janeiro de 2022 às 00:31)
Resposta:

Trata-se de uma plataforma de apoio ao ensino na modalidade b-Learning, adoptado pela esmagadora maioria das escolas do Ensino Básico e Secundário. Também são muitas as Universidades que utilizam este recurso de excelência para dar suporte à actividade lectiva.

Esta plataforma é distribuída gratuitamente em Open Source, sob licença GNU.

Dada a enorme versatilidade e potencial para a comunicação através de fóruns, blogs e outros decidiu-se adoptá-la e adaptá-la para a comunicação com os Pais/Encarregados de Educação.

No Serviço Técnico de Informática também desenvolvemos módulos para a plataforma, como a Biblioteca, o Controlo de Acessos ou as Matrículas.

Poderá obter mais informações no site oficial do produto:


Palavras-chave:

Pergunta:

É possível aceder aos ficheiros pessoais a partir de casa?

(Última edição: quinta-feira, 3 de outubro de 2019 às 14:31)
Resposta:

Sim de facto é possível aceder aos ficheiros pessoais a partir de casa ou de outro local fora das instalações do Colégio.

Para os colaboradores, basta aceder a https://cloud.cscm-lx.pt/colaborador.

Os alunos podem utilizar as ferramentas da google disponibilizadas no subdomínio in.cscm-lx.pt


Pergunta:

Recuperação de Senha Acesso

(Última edição: quinta-feira, 3 de março de 2022 às 15:03)
Resposta:

Caso tenha dificuldades de acesso ao Moodle ou o seu educando não consiga aceder deve solicitar a alteração da senha de acesso.

O procedimento é o seguinte:

  • Encarregado Educação:
    • Executar o descrito no endereço abaixo, fazendo click em "Ooops... Esqueci-me da senha!"




Pergunta:

Quais os plugins que posso usar com o Google Meet?

(Última edição: segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021 às 11:31)
Resposta:

Lista de plugins AUTORIZADOS


  • Plugin DUALLESS (22-02-2021)
    • Descrição: Permite colocar os separadores do google chrome lado a lado com a configuração desejada. Permite organizar o ecrã de modo a partilhar uma janela enquanto vemos os alunos na outra, por exemplo.
    • URLhttps://chrome.google.com/webstore/detail/dualless/bgdpkilkheacbboffppjgceiplijhfpd?hl=en-GB
    • Análise: O plugin não oferece perigo ao nível do cumprimento do RGPD pois a política de privacidade indica que não são recolhidos dados nem são enviados a terceiros.

Lista de plugins NÃO AUTORIZADOS


Lista de plugins OBSOLETOS


------------------------------------------------------------------------------------------------------->8--




Pergunta:

O que é um plugin?

(Última edição: quinta-feira, 16 de abril de 2020 às 18:15)
Resposta:
Um plugin é uma peça de software desenvolvida para acrescentar funcionalidade a uma aplicação.
É muito comum que aplicações desenhadas para uma uma utilização generalizada, como o Moodle ou os browsers Google Chrome ou Mozilla Firefox tenham associados várias destas peças de software.
Trata-se de uma forma simples de adequar estas aplicações às necessidade de cada organização ou utilizador.

É necessário ter muito cuidado na escolha dos plugins a instalar nas nossas aplicações.
Deve-se verificar a credibilidade da entidade associada ao plugin e o que se diz na Internet sobre o este software.
Não são raros os caso de roubo de dados pessoais por plugins aparentemente inofensivos.

Em caso de dúvida o que fazer?
  1. Não instalar.
  2. Se for mesmo necessário, instalar em ambiente de teste, i.e., num computador que não tenha dados pessoais.
Palavras-chave:

Pergunta:

Quais o melhores browsers para aceder ao Portal?

(Última edição: quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024 às 12:51)
Resposta:

Para aceder ao Portal, que utiliza a tecnología Moodle, recomenda-se o uso dos browsers Google Chrome, Mozilla Firefox ou Edge.


Estes browsers pode ser obtidos de forma gratuíta nos seguintes endereços:


Nos endereços acima irá encontrar a aplicação adequada ao ambiente onde pretende utilizar (MS Windows, MacOS, Android,...).

Palavras-chave:

Pergunta:

Não recebo e-mail do Colégio?!

(Última edição: quarta-feira, 22 de abril de 2020 às 11:05)
Resposta:

Temos sido contactados por alguns Encarregados de Educação com este problema.

Verificado que o endereço está correto, a experiência diz-nos que na maioria dos casos esta situação deve-se ao encaminhamento da mensagem para a pasta de Correio Publicitário (também conhecido por SPAM, JUNK, Correio não solicitado, etc).

Esta condicionante aliada à utilização de computador pessoal, tablet ou smartphone para gerir a caixa de correio leva a que estas mensagens não estejam acessíveis, porque normalmente as aplicações não sincronizam estas mensagens automaticamente.

Apesar de termos mecanismos de alerta sobre o registo do domínio “CSCM-LX.PT” nas blacklists de SPAM e procedermos à regularização da situação quando isso ocorre, não temos meios de evitar que todo o correio seja considerado válido.

A solução para esta situação passa por:

  1. Configurar a sua caixa de correio pessoal:
    1. Indicando que o domínio é válido ou seguro;
    2. Registando uma lista de endereços válidos;
  2. Adicionar todos os endereços de onde recebe correio eletrónico do Colégio à lista de contactos.


A configuração da conta de correio eletrónico depende do fornecedor do serviço. A solução mais eficaz passa pelo seu acesso direto, através do browser (Google Chrome, Firefox, Internet Explorer,…).

Apresentamos abaixo o modo de configurar alguns dos servidores mais comuns:

  • Gmail
    • Adicione o endereço à Lista de Contactos. Os endereços mais comuns são: noreply@[domínio]; secretaria@[domínio]; tesousaria@[domínio];
  • Hotmail / MSN
    • Aceda à página de Opções (Mais definições de correio)
    • Remetentes seguros e bloqueados
    • Remetentes seguros
    • Adicione “cscm-lx.pt” à lista;
  • Yahoo
    • Utilize o botão “Não Spam” depois de selecionar as mensagens válidas;
    • Adicione
  • Netcabo (configuração incompleta)
    • Aceda às opções
    • Indique que o domínio “cscm-lx.pt” é confiável.

Em caso de duvida contacte-nos através do endereço informatica@[domínio].



Pergunta:

Sou Aluno, como aceder aos serviços?

(Última edição: quarta-feira, 22 de abril de 2020 às 16:26)
Resposta:

O modo de aceder aos serviços difere do tipo de relação que tem com o colégio e do serviço a que pretende aceder.


Serviços Internos, como Portal ou a Biblioteca:

  • Utilizador: n.º-processo-aluno;
  • A senha de acesso pessoal.


Serviços Externos:

  • Google Suite for Education (e-mail, calendário, vídeoconferência, ...)
    • Utilizador: n.º-processo-aluno@in.cscm-lx.pt (endereço de e-mail);
    • A senha de acesso pessoal;
    • Nota: A atualização da senha é propagada para este serviço.
  • Escola Virtual
    • Utilizador: n.º-processo-aluno@in.cscm-lx.pt (endereço de e-mail);
    • A senha de acesso pessoal;
    • Nota: Este serviço é autónomo e gerido pela Porto Editora.

Palavras-chave:

Pergunta:

Sou Encarregado de Educação, como aceder aos serviços?

(Última edição: quarta-feira, 22 de abril de 2020 às 23:04)
Resposta:

O modo de aceder aos serviços difere do tipo de relação que tem com o colégio e do serviço a que pretende aceder.


Serviços Internos, como Portal:

  • Utilizador: u<número>;
  • A senha de acesso pessoal.


O Utilizador dos Pais/Encarregados de Educação começa pela letra "u", seguido do n.º de utente.

Encontra esta informação no cartão de identificação no Controlo de Acessos.

Palavras-chave:


Página:  1  2  3  (Seguinte)
  TODOS